Reduzindo a gordura: a saúde agradece

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No post anterior  falamos sobre como reduzir a gordura quando cozinhamos, agora trazemos algumas informações para que possamos ter uma saúde melhor a cada dia.

Você se preocupa com a quantidade de gorduras que consome diariamente?
Se você se preocupa com a sua saúde, bem estar e com os ponteiros da balança, acredite que você deveria se preocupar com este nutriente.

Atualmente, os principais estudos sobre alimentação e saúde, relaciona o consumo aumentado de gorduras a doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovascular e, até mesmo, alguns tipos de câncer.

Saiba que o conteúdo de gorduras nos alimentos pode variar de 100%, como encontramos na maioria dos óleos de cozinha, a quantidade muito pequenas, como encontrado na maioria das frutas e hortaliças.

Alguns alimentos possuem grandes quantidades de gordura e são facilmente visíveis como, por exemplo, manteiga, margarina, banha, maionese, óleo e a gordura visível na carne. Entretanto, outros alimentos não tem sua gordura tão visível mas, mesmo assim, apresentam quantidades elevadas deste nutriente, como é o caso do leite integral, queijos, castanhas, biscoitos e outros.

Entre alguns alimentos, a quantidade de gordura pode variar bastante. Um bom exemplo destas variações são as carnes, de um modo geral. Desta forma, a carne vermelha apresenta um teor elevado de gordura diferentemente das aves e peixes.

Além disso, o tipo de gordura também se difere nos diferentes alimentos como, por exemplo, na maior parte dos alimentos de origem vegetal, mesmo tendo pouca quantidade de gordura, sua qualidade é melhor do que as de produtos animais.

A escolha e a preparação cuidadosa de alguns alimentos podem reduzir sensivelmente o conteúdo de gordura. Segue abaixo algumas dicas:

- Substitua o leite integral pelo semi-desnatado ou o desnatado. O mesmo vale para os iogurtes.
– Alguns alimentos como chocolate, achocolatados, doces em geral, preparações como creme de leite e leite condensado devem ser evitados. Desta forma, as sobremesas e os docinhos podem ser deixadas de lado.
– Os queijos amarelos podem ser substituidps pelos queijos brancos como, por exemplo, queijo minas, ricota, cottage. Outra opção é o requeijão light e o cream cheese.
– Evite alimentos embutidos como salsicha, linguiça, mortadela, salame, salaminho, presunto, apresuntado. Prefira, então, o consumo de blanquet de peru.
– Carnes de porco também devem ser evitados pois, além de conter enormes quantidades de gordura, esta é de baixa qualidade nutricional.
– As carnes vermelhas devem ter a gordura aparente retirada, enquanto a pele das aves também devem ser excluídas para tirar o excesso de gordura contida nestes alimentos.

Seguindo estas dicas, você conseguirá diminuir a quantidade de gordura que consome e, consequentemente, seu organismo vai agradecer!

 

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Uma resposta to “Reduzindo a gordura: a saúde agradece”

  1. Magra X Saudável « Como emagrecer Says:

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